CNPJ: 08.455.593/0001-92
EDIÇÃO 2025
FEDERAÇÃO BAIANA DE FANFARRAS E BANDAS - FBF
A DIRETORIA DA FBF parabeniza a Senhora Rowenna dos Santos Brito Coordenadora de Educação Integral da Bahia pela esta grande iniciativa
As bandas e fanfarras da Bahia agora conta com o apoio Governo do Estado da Bahia por intermédio da Coordenadora de Educação Integral.
Agora conta com apoio do Governo do Estado da Bahia por intermédio da Senhora Rowenna dos Santos Brito Coordenadora da Educação Integral que foi designada pelo o Secretario de Educação do Estado da Bahia o Senhor Osvaldo Barreto. A senhora Rowenna dos Santos Brito demostrou total interesse e responsábilidade em conhecer a fundo a situação em que se encontra a real situação de cada banda e fanfarra pertecente a rede escolar Estadual, para depois possa conceder apoio, visto que, a mesma já tem conhecimento que 80% das bandas e fanfarras da rede ensino Estadual não conta com a participação dos alunos(as) da própria Escola, sendo assim a Coordenadora da Educação Integral a senhora Rowenna dos Santos Brito fica impossibilitada em liberá recurso destinado para a fanfarra, por que os objetivos das bandas e fanfarras é contribuir para boa formação cívica, moral e profissional dos estudantes da Escola da rede estadual de Ensino. Por este motivo está realizando um recadastramento de todas as bandas e fanfarras das Escolas Estaduais e as que obtiverem um maior numeros de alunos(as) da própria escola participando da Fanfarra, receberam recursos e contará com acompanhamento da Coordenadora de Educação Integral e foi deixado bem claro pela a Coordenadora que o interesse da mesma é manter o aluno na escola monitorando-o junto ao professor, garantindo a aprendizagem e a disciplina, orientando – lhes em busca de crescimento e bons resultados.
O Representantes das Bandas e Fanfarras filiadas á FBF.
O nosso mandato está articulado com as fanfarras lutando por políticas públicas para o segmento, juntamente à Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB), Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (LICBAMBA) e Federação Baiana de Fanfarras (FBF). O objetivo é avançar na organização do segmento e garantir a implantação das principais bandeiras do movimento, como editais públicos, regulamentação da função dos instrutores (regentes) de fanfarras, casa de fanfarras, entre outras formas de contribuir para um maior reconhecimento de seu trabalho.
Abertura da XV Copa Baiana de Fanfarras e Bandas será no mês de abril de 2020.
Este projeto cultural integra a programação de eventos realizados pela FBF, com a finalidade de realizar a ABERTURA DA XV COPA BAIANA DE FANFARRAS E BANDAS 2020 NO MÊS DE ABRIL NA CIDADE DE CALDEIRÃO GRANDE – BAHIA. O evento é destinado a um público de todas as classes sociais, com faixa etária livre. A expectativa de participação direta envolvendo integrantes das Fanfarras é a cerca de 3.000 pessoas, com um público expectador a cerca de 4.000 totalizando 7.000 pessoas. Todavia o público origina-se da comunidade local e das fanfarras dos municípios de diversos do Estado da Bahia.
Culturais – Contribuir para o Desenvolvimento sócio cultural das bandas e fanfarras existente no Município sede do evento (concurso de bandas e fanfarras) e região próxima.
Sociais - Incentivar o civismo, desenvolver habilidades, valores e atitudes dos componentes, para que os mesmo sejam atuantes nas transformações sociais e exerçam o seu papel de cidadãos críticos e participativos.
Econômicos – o evento tende a provocar um estimo de aquecimento econômico no município por conta, do grande número de pessoas visitante assim como a participação de massa da comunidade local. Logicamente existe uma grande movimentação nos setores de bares, restaurantes, lanchonetes e hotelaria.