top of page

SEGMENTO DE BANDAS E FANFARRAS

Em maior ou menor intensidade, a música faz parte da vida de todos nós - difícil é ouvir alguém dizer que não gosta de nenhum tipo de música. As melodias nos emocionam ou desagradam, mas sempre provocam algum tipo de emoção. Cientes da importância da música para o desenvolvimento das crianças, pais e escolas incluem cada vez mais o estudo musical no dia a dia dos pequenos. E há quem acabe enveredando por esse caminho e se tornando músico profissional. Não existe idade para começar a aprender música.

EVENTOS ENVOLVENDO  BANDAS E FANFARRAS DO ESTADO DA BAHIA
 
PÚBLICO ALVO
 
O evento é destinado a um público de todas as classes sociais, com faixa etária livre. A expectativa de participação direta envolvendo integrantes das Fanfarras é a cerca de 2.500 pessoas, com um público expectador a cerca de 3.500 totalizando 6.000 pessoas. Todavia o público origina-se da comunidade local e das fanfarras dos municípios de diversos do Estado da Bahia.
 
 os BENEFÍCIOS A SEREM ALCANÇADOS 
 

 

1 – Culturais – Contribuir para o Desenvolvimento sócio cultural das Bandas e Fanfarras do Estado da Bahia.

 

 

2 –Sociais - Incentivar o civismo, desenvolver habilidades, valores e atitudes nos componentes, para que eles sejam atuantes nas transformações sociais e exerçam o seu papel de cidadãos críticos e participativos.

 

 

3 – Econômicos – o evento tende a provocar um estimo de aquecimento econômico no município por conta, do grande número de pessoas visitante assim como a participação de massa da comunidade local. Logicamente existe uma grande movimentação nos setores de bares, restaurantes, lanchonetes e hotelaria.                

 

 

PROJETO BANDAS E FANFARRAS DA FBF

 

A presente monografia visa valorizar o papel social que as bandas e fanfarras desempenham em escolas no estado da Bahia, estimando a valorosa contribuição que a prática musical nas escolas proporciona na formação educacional, social e musical na vida dos jovens que participam destas atividades. Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo onde todo material coletado para a sua construção se desenvolveu por meio de livros, internet, entrevistas e pesquisas de campo que se concentraram nas escolas. Todo conteúdo reunido neste trabalho enfatiza e ressalta a importância de mantermos uma estrutura digna para o bom funcionamento das bandas e fanfarras existentes nas escolas regulares do estado da Bahia e ainda incentivar a criação de novas bandas em escolas que não oferecem este rico recurso didático como instrumento de inclusão social e educacional aos seus alunos demonstrando os  vários benefícios causados nas diversas áreas em suas formações.

            As bandas musicais escolares proporcionam, na grande maioria dos casos, o primeiro contato formal que crianças e adolescentes têm com a música e com a prática instrumental. Levados pelo entusiasmo e incentivo de colegas que já participam da corporação musical, os novos integrantes começam sua jornada, não raro, sem se dar conta que ingressaram no “mundo da música”.   

            Muitos participantes identificam-se com a arte musical e vão à procura de escolas específicas de música com a finalidade de desenvolver técnicas e aprofundar conhecimentos objetivando uma formação profissional. Enquanto outros, mesmo sem demonstrar muito interesse em perspectivas profissionais, são musicalizados e com orgulho ostentam o estandarte da escola querida.

               Participar de atividades em grupo é fator primordial na formação individual de crianças e adolescentes, a coletividade proporciona a interação e troca de conhecimentos e valores que são um estímulo ao respeito e à disciplina, valores que são bem explorados nas bandas escolares.

            A música quando aprendida e utilizada como linguagem, oferece aos alunos o acesso a uma educação para a vida que inclui o desenvolvimento da sensibilidade a partir da aquisição de um vasto vocabulário de efeitos de sentido associados a configurações musicais detalhadas e precisas, num processo de construção de conhecimento que integra os dois recursos que o homem dispõe para isso: pensamento e sentimento. “Música como linguagem não é algo apenas para quem busca formação profissional, não depende de talento ou dom e está ao alcance de todos”.



 

BAMMUSSÉ
FAMS
BAMOP
FANMUD
FANESS
cartaz da final_edited.png
FMDF
FAMEC
FAMUP
FANJUN
bottom of page